• Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Blogger Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey YouTube Icon
RSS Feed

Está sem tempo para aprender?

11 Apr 2019

No campeonato mundial de desculpas para não fazer alguma coisa, a “falta de tempo “ é sempre a medalha de ouro... Concorda? Quem nunca usou esta justificativa que atire a primeira pedra!
 

Mas você pode dizer: “Você que não conhece minha agenda!”. Não conheço, mas sei que seu dia tem 24 horas igualzinho o meu, do seu vizinho, do Bill Gates e do Neymar.

 

A diferença é só como usar estas 24 horas... E pra isso a palavra é PRIORIDADE.
 

Quando alguém me diz que não teve tempo para algo, o entendimento é claro para mim. Aquilo não era prioridade para aquela pessoa.
A muito tempo eu dedico bastante para me autodesenvolver porque sei que o que sei tem validade curta e meu maior medo na vida é me tornar obsoleto. Para isso, em uma vida muito atribulada, precisei investir em dois conhecimentos / habilidades essenciais: GESTÃO DE HÁBITOS e PRODUTIVIDADE.


Qualquer mudança de hábito gera desconforto e é muito difícil e não adianta querer de uma hora pra outra investir 30 horas por semana em desenvolvimento pessoal, se isso hoje não ocupa nem um minuto sequer... Comece aos poucos e vá colocando novos hábitos em sua vida, e tirando hábitos ruins (entender os gatilhos que te levam a fazer coisas que não são realmente importantes pra você é libertador).
E o pensamento produtivo é o que te fazer focar no que é realmente importante, e fazer com que o seu minuto valha muito mais que o minuto do coleguinha. Existem muitos métodos e ferramentas pra te ajudar, mas o principal é a mudança de modelo mental mesmo. E o que funciona para uma pessoa não funciona para o outro... O negócio é ir experimentando até ser realmente om nisso.
O problema da produtividade é que você vai ganhando tempo livre. E sem muita clareza de suas prioridades, você tende a colocar no tempo livre mais daquilo que já está acostumado... Quem gosta de rede social, vai ter mais tempo livre pra ficar ali... Quem gosta de trabalhar vai ficar mais workaholic ainda... Daí, isso aliado à mudança de hábitos tende a trazer resultados espantosos para sua vida.
Mas isso já é autodesenvolvimento né? É sim !!! Mas claro que existem mais assuntos para se auto desenvolver. Daí, entender quais são os seus pontos fortes a serem reforçados, os pontos a desenvolver que precisa dar “um tapinha” e os conhecimentos técnicos necessários para onde quer chegar, podem ajudar muito também a escolher outros assuntos para ir evoluindo.

 

 

E existe muito jeito de aprender, e para cada pessoa um deles (ou a mistura deles) é a ideal. Tem gente que prefere aprender sozinha, tem gente que prefere alguém ensinando, tem gente que prefere botar a mão na massa... Tem gente que se concentra melhor ouvindo, tem quem é mais visual e ainda os cinestésicos... Ache o jeito que você prefere e procure as opções por aí... Livros (incluindo audiobooks e ebooks), podcasts, artigos na internet, vídeos no youtube, cursos e workshops (presenciais ou online), eventos com palestras e meetups para troca de experiências, bons perfis nas redes sociais (que bem usadas podem ser uma fonte riquíssima de aprendizado)... Enfim, depois de encontrar seu tempo, encontre seu jeito !


Mas lembre-se quem resolve correr e se arrisca a correr uma maratona no fim de semana, se lesiona e fica impossibilitado de correr. Para aprender é igual, comece aos poucos e invista na melhoria contínua. Se você melhorar 1% por dia, em um ano estará em um nível exponencialmente acima!

 

Abraços

Allan Cabral Pimenta

 

Assine nossa Newslewtter e fique por dentro de todas as postagens em primeira mão

Acompanhe também o Podcast Papo de de Líder no Youtube, Deezer, Spotify ou qualquer agregador de podcasts !


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkedin
Please reload

Please reload

RECENT POST

November 5, 2017

October 22, 2017

September 12, 2017

Please reload