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Os 5 Fs do cuidado com o corpo

29 May 2017

Hoje irei falar por aqui de "cuidado com o corpo" !

O que tem a  ver um especialista em liderança falar sobre “cuidado com o corpo”?  TUDO !

 

Todo líder tem um corpo, certo?

E pra ser um bom líder, ele tem que funcionar bem, certo?

 

Então cá estamos pra falar disso... Mesmo eu não sendo médico, nutrólogo, especialista em educação física ou especialista de qualquer área relacionada à saúde, posso me dizer que entendo disso sim já que cuido do meu corpo e o acompanho 24 horas por dia. Ou preciso ser engenheiro pra falar de carro?

 

De acordo com a Yoga Tradicional, todos nós temos 7 corpos que se interpenetram e inter-relacionam. São eles: corpo orgânico, energético, emocional, afetivo, intelectual, mental e espiritual. Para termos equilíbrio e alta performance, precisamos cuidar muito de todos eles ! E hoje quero falar do CORPO ORGÂNICO, a máquina que precisa estar funcionando perfeitamente para apoiar todo o restante.

 

E como tudo que impacta minha vida, sempre quis estudar e aprofundar muito sobre isso. Tenho muitos livros sobre isso, leio artigos e pesquisas sempre na internet, além de acompanhar muitos especialistas...

 

E para falar disso, resolvi agrupar o assunto em cinco grandes pilares que é a forma que eu olho pra mim mesmo e organizo o meu próprio cuidado. Este agrupamento é uma teoria minha, e que testo em mim mesmo até então com ótimos resultados.

 

Quais são os 5 pilares do cuidado com o corpo então?

São os 5 F's que você precisa olhar todos os dias:

 

1 – FORÇA

 

 Muitos acreditam que fazer musculação, crossfit ou qualquer atividade que foque na força e aumento dos músculos serve apenas para ganhos estéticos. E não é este o foco aqui, embora seja muito legítimo que cada um queira estar em sua melhor forma e beleza física.

 

O ponto é que quanto mais massa muscular temos, mais rápido o nosso metabolismo (músculo consome muita energia), mais estamos protegidos para fazer atividades aeróbicas sem lesão e principalmente: mais aumentamos nossa vida útil. Após os 30 o nosso corpo perde massa muscular e sem os devidos cuidados, mais rápido precisamos de ajuda para caminhar e fazer as atividades mais básicas. Uma reflexão que adoro (e não sei o autor) é que "até os 30, temos o corpo que Deus nos deu. Depois disso, temos o que merecemos".

 

Acho que não preciso dizer que estas atividades precisam de acompanhamento de um profissional de Educação Física (embora na internet tenha “trocentas” opções para fazer sozinho em casa, e cujo o risco assumido é total de quem escolhe fazer assim). E também é bom lembrar que a atividade só é eficiente com um plano de alimentação compatível com os objetivos.

 

2 – FÔLEGO

 

 As atividades aeróbicas irão te ajudar a manter o peso, ter mais fôlego, reduzir riscos cardíacos e gordura nas víceras e um monte de outras vantagens que uma busca rápida no Google pode listar. Agora, o mais legal é que pesquisas mais recentes comprovam que isso também dá uma turbinada no cérebro ! Isso mesmo! Melhora memória e aprendizado !

 

Eu particularmente sempre fui sedentário e até meio orgulhoso por não precisar fazer nada... Até que em um checkup de rotina, descobri que meu fígado estava cheio de gordura, meus triglicérides estavam nas alturas, meu ergométrico foi uma vergonha e meu peso estava 14 quilos acima do ideal... Pois é... O assunto tinha ficado urgente e eu precisava fazer alguma coisa.

 

Entrei para um grupo de corrida e em menos de 5 meses estreei na Volta da Pampulha (quase 18 kms) e ganhei um baita presente ! A corrida melhorou muito minha qualidade de vida, minha disposição durante o dia, meu humor e a performance do meu trabalho. Não sei se é efeito da endorfina, mas até hoje é um hábito muito bom que quero levar pro resto da minha vida.

 

Todos os dias eu acordo e coloco meu par de tênis com minha cabeça tentando me convencer que a cama é o melhor lugar e que eu mereço descansar mais. Me esforço, coloco um podcast pra ouvir e quando vejo já estou na pilha pro dia começar em alto nível. Recomendo mesmo!

 

3 - FLEXIBILIDADE

 

Além da força e do fôlego, trabalhar a flexibilidade também ajuda a reduzir os riscos de lesão, pois aumenta a amplitude e eficiência de seus movimentos. Yoga, artes marciais, ginástica olímpica, pilates e outras atividades ajudam a trabalhar isso de forma menos chata que ficar só se esticando na frente da parede.

 

Eu particularmente prefiro fazer alongamentos sozinho e em dias e horários diferentes da musculação e aeróbico, mas isso é uma escolha pessoal que nem médicos e educadores físicos se entendem de qual o melhor. Experimente o que te faz melhor !

 

4 – FOOD (ou fome)

 

Qual o combustível que você escolhe para abastecer sua máquina?

Pois é... Muitos de nós escolhemos quase sempre os combustíveis menos eficientes que estão mais facilmente disponíveis por aí e muitas vezes até mais saborosos. E está tudo bem, desde que saiba o efeito e o impacto de cada coisas que você escolhe colocar pra dentro de si.

 

Eu gosto de pensar na alimentação de duas formas: aquilo que me alimento pra viver (funcional) e aquilo que me alimento pra me satisfazer (prazer). Sei que muitas vezes isso pode acontecer ao mesmo tempo, mas quando a diferença é clara, posso me permitir a pecados com menos culpa e domar melhor meu paladar “mimado”.

 

E o que seria uma alimentação eficiente do ponto de vista funcional? Nem mesmo médicos e nutricionistas chegam a uma conclusão que dure muito tempo até um novo estudo. Muitos concordam que algumas coisas são tóxicas ao nosso organismo: álcool, açúcar, glutem, conservantes, gordura trans... Mas quanto ao que é bom, não existe consenso... Se é uma dieta rica em fibras ou sem carboidratos, com ou sem gorduras saturadas, com ou sem óleos vegetais, com ou sem suplementação... Discussões e polêmicas envolvem os especialistas e as grandes indústrias que ainda ditam nosso cardápio.

 

Eu experimentei um monte de coisas em mim mesmo e sei o que me traz melhor disposição e funcionamento. Li muito a respeito e me atualizo com alguns bons nutrólogos pra ir aprimorando e conhecendo mais. Os médicos Lair Ribeiro, Frederico Porto, Flávio Passos e José Carlos Souto são alguns que leio e ouço muito pra escolher cada um de meus testes e montar meu jeito de fazer. Cada um deve ter o seu melhor jeito e as soluções mágicas que saem nas revistas, blogs ou que eu ou seu melhor amigo fizemos podem não servir de nada pra você.

 

O fato é que todo mundo precisa comer melhor (o que e quanto) pra realizar todo o resto melhor. Ahh... E não se esqueça de colocar bastante água pra dentro também, viu?

 

5 – FUNCIONAMENTO

 

Assim como seu carro precisa ir pra revisão de tempos em tempos, nós também precisamos de um olhar mais profundo antes de "dar problema". E isso envolve mais que ir ao médico para exames regulares.

 

Envolve também cuidar da qualidade de seu sono, prestar atenção nos sinais que o corpo dá (dores e disfunções) e principalmente nunca deixar pra depois o que você tem de mais importante... Sua Saúde.

 

É muito comum só encontrarmos tempo para fazer um exercício físico depois de um enfarto, melhorar a alimentação depois de um susto, parar de fumar depois de uma internação... Isso quando dá tempo de mudar, né?

 

Também é importante pensar que a mudança de hábitos se dá em pequenos passos. Se não faz nada, não adianta se inscrever para uma maratona no mês que vem. Comece com uma pequena caminhada. Mas comece ! E evolua !

 

E você como tem cuidado da sua máquina???

 

Abraços

Allan Cabral Pimenta

 

 Visite também: https://www.facebook.com/AcpDesenvolvimentodelideres/

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